Skip navigation

Eu muito me interesso por economia. Ainda mais quando o raciocínio segue em uma direção contrária ao senso comum (no caso, um otimismo idiota que faz parecer que não houve crise). É aquela velha máxima: diga-me para onde caminha a humanidade que eu seguirei na direção contrária. Pois bem, é de Carlos Lessa a melhor leitura sobre o enfrentamento da crise. Em entrevista ao Globo, ele critica o pragmatismo da política econômica.

“Endividar em massa as famílias brasileiras para segurar a indústria automobilística, de eletrodomésticos e o setor imobiliário só garante o presente. “

Pois bem, veja agora este gráfico sobre a economia americana e perceba o quão daninho é o endividamento das famílias em uma economia.

Continuando a marcha na direção contrária à corrente, Guilherme Fiúza escreve sobre o papagaio de 140 bilhões que o Lula nos deixou neste ano de 2009.

O rombo nas contas públicas em 2009 cresceu módicos 278%. É a fartura postiça do Plano Dilma… Mas não haverá problema. O Datafolha acaba de apontar Lula como o brasileiro mais confiável. Emprestem, portanto, esse dinheiro a ele. Deus lhes pague (sem recibo, que isso não se usa mais)… Se Deus der calote, não adianta cobrar de Lula. Os dois hoje são praticamente a mesma pessoa.

Não precisa enfiar a mão no bolso para pagar o banquete de 140 bilhões. Deixe que Lula faz isso por você, do jeitinho de sempre: aumenta mais um poquinho a Cide, a Cofins e outras sopas de letrinhas que você nem nota no cardápio; segura sua restituição de imposto e aplica no mercado financeiro; diminui o superávit e joga dívida para depois de amanhã, que ele não vai mais estar aí mesmo; deixa as linhas de transmissão de energia como estão e negocia um cessar-fogo com São Pedro.

E para fechar, George Soros prevê uma nova paulada na economia global, só não sabe se em 2010 ou 2011. A causa é a mesma da crise atual: falta de regulamentação. Mas o cara vai além, relacionando este problema a soberania dos Estados, o que torna praticamente impossível uma regulamentação mundial. E falando em soberania, a China está a nos dar um aperitivo do que está por vir: um protecionismo desenfreado, que embora esteja no começo, já se mostra bem assustador.

Enfim, ignore qualquer sinal de otimismo, se faça de surdo para qualquer euforia. Estamos na merda.

One Trackback/Pingback

  1. By Ah, o Brasil « Run, Motherfucker, run on 07 Jan 2010 at 6:37 pm

    […] gente como eu deve estar se perguntando que porra de euforia é essa. Pois bem, a resposta passa pela dicotomia […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: