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A empresa Zynga, responsável pelo game virtual ‘FarmVille’, sucesso qe reune 80 milhoes de usuarios no mundo, é suspeita de enganar jogadores internautas e reter parte das doaçoes feitas por eles a campanhas humanitárias, como a das vítimas do terremoto no Haiti, em janeiro. No ano passado, teria arrecadado USD 2,7 milhoes em doaçoes – mas teria doado efetivamente apenas a metade deste valor. A empresa diz que a fatia de doaçao retirada é uma “prática comum” nesses casos. Garante ainda que informou aos usuários do game sobre a divisao dos valores doados.

A empresa se recusa a dizer quanto foi arrecadado até hoje em doações de jogadores a campanhas humanitárias. Segundo a porta-voz, esta informação é “estratégica”.

Pora, Zynga, “estratégica”?!?!?!? “Estratégica” de cu é rola!

Se liga na malícia dos pilantras:

Em janeiro último, dias após o terremoto do Haiti, surgiu um ícone em FarmVille que, ao ser clicado, convidava os jogadores a doar US$ 10, US$ 20, US$ 30 ou US$ 40 para as vítimas. Após efetuar o pagamento com cartão de crédito, o jogador descobria que não estava contribuindo diretamente com o Haiti, e sim comprando o dinheiro virtual do jogo.

Se quisesse contribuir com as vítimas, aí sim teria de iniciar plantações e colheitas de milho branco virtual (a popular canjica), e somente o que fosse plantado e colhido é que seria enviado ao Haiti. Mas, quem comprou US$ 40, por exemplo, jamais conseguiria gastar o total, porque a campanha tinha duração preestabelecida, e não haveria tempo para contribuir com os FV$ 240 adquiridos. A sobra de FV$, após dez dias de colheita, só poderia ser usada novamente no jogo –comprando bens, animais e ou decorações virtuais para as fazendinhas.

É ou não é uma aula do que não se fazer?

Da Folha e do Blue Bus

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