Skip navigation

Da Protec:

Analisando dados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 1991 até 2009, apresentados no site do Ipeadata, vemos que o crescimento foi de 68%, o que nos dá uma média anual de 2,93%. Por outro lado, a indústria em geral no País cresceu apenas 15,5%, uma média de 0,81% por ano. Se olharmos a indústria da transformação (agrega valor e empregos), o quadro se agrava ainda mais. Este segmento praticamente estagnou no período, crescendo apenas 2,54%, o que corresponde a uma média anual de 0,14%

Comparando o Brasil com países do mesmo porte, como China e Índia, no período de 1995 a 2007, a China quase que triplicou seu PIB (298,78%) e a Índia mais que duplicou o seu (222,48%). O Brasil por sua vez conseguiu apenas 139,77%. Estes dados (em números-índice) nos mostram como o Brasil está ficando atrasado em relação a outros países em desenvolvimento.

Antes do plano real, apesar da inflação, a indústria representava mais de 30% do PIB, chegando a 37,3% no ano de 1993. De 1995 em diante, a indústria perdeu força e não chegou a 26% do PIB, tendo seu pico no ano de 1995, quando chegou a 25,8% do PIB.

Apesar do país voltar a ser a 8ª economia mundial, isso somente ocorreu porque o consumo nacional cresceu assustadoramente. Segundo o IBGE, o consumo das famílias subiu 2,5 pontos percentuais em 2009, isso certamente foi o que fez o PIB obter uma variação de apenas -0,2%

Podemos observar que o País está crescendo, mas isso ocorre devido à exploração de recursos naturais. Poderemos portanto, no futuro, sofrer da chamada doença holandesa. Temos o pré-sal e somos sede da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas, eventos que atraem muitos investimentos, principalmente de infraestrutura. Deveríamos aproveitar o bom momento que o País vive para fazer mudanças.

E ainda tem babaca por aí otimista!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: