Skip navigation

3.000 dias no bunker é livro obrigatório para quem quer “tentar entender” a política brasileira. As páginas do livro trazem lições valiosíssimas sobre a disputa entre PT e PSDB. Basta dizer que a vitória de Paloci e Meireles, respectivamente na Fazenda e no Banco Central,  seria a continuidade, ainda que com novos nomes, das diretrizes da equipe econôimica do governo FHC. Se o Serra fosse eleito, seus discursos são prova, certamente haveria mudanças no rumo econômico. Coisas do brasil.

Mas voltando ao título, o livro começa mostrando uma articulação foda do governo para dar um olé no FMI.

O livro mostra que, antes do Plano Real existir, uma manobra sigilosa fez o mundo começar a olhar diferente para o Brasil. O que aconteceu nessa ocasião?

É um episódio tão curioso que, mesmo depois de vir à tona, permaneceu meio na sombra. O FMI ia avalizar a renegociação da dívida externa dos países emergentes, financiando as garantias que eles não tinham dinheiro para comprar. Era a salvação do colapso, oferecida pelos Estados Unidos. No caso do Brasil, a negociação emperrou, porque o FMI não acreditava nas medidas iniciais do Plano Real. E o Brasil não queria abrir mão de seu plano para seguir a receita do Fundo.

Pedro Malan e Gustavo Franco fizeram as contas, projetaram a entrada crescente de dólares no país e resolveram tentar um drible no FMI. Montaram uma operação secreta de compra das tais garantias, escondida dos Estados Unidos. Na hora da troca da dívida, em março de 94, apareceram com o fato consumado das garantias compradas, dobrando os americanos e o FMI. Foi uma manobra tensa, que está narrada em detalhes no livro, sobre a qual nunca se fez alarde. Mas foi uma das chaves para a construção da confiança externa no Brasil, que viria a seguir.

Tiramos onda nessa! A resposta aí de cima é do Guilherme Fiuza, autor do livro, que escreve pra caralho.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: