Skip navigation

O Gustavo Mini escreveu um post foda sobre músicas e redes sociais. Muita gente pode pensar que essa interatividade entre artsitas e fãs é algo recente, que surgiu com a internet, mas não é bem assim:

O mais curioso foi a história do They Might Be Giants, que criou um serviço de música por demanda por telefone antes do advento da internet se espalhar. O sistema era muito simples: a banda gravava as músicas numa secretária eletrônica, publicava o telefone em jornais como The Village Voice e pronto. Claro que nem todo mundo podia escutar ao mesmo tempo, mas o recurso ficou célebre entre os fãs e a banda chegou a disponibilizar 500 músicas através desse sistema hoje jurássico.

E o bom humor dos caras desse projeto, cahamado Dial a Song, é sensacional , como se pode ver no slogan que alude à precariedade das máquinas e à dificuldade de conseguir ouvir, já que só rolava uma ligação por vez:

“Always Busy, Often Broken.”

E eles anunciavam  produto com o seguinte título:

“Free when you call from work”

Um outro case interessantíssimo apresentado pelo post do Gustavo Mini envolve a banda Devo e a fodástica Mother, puta agência inglesa. Além de vender bem o espírito da banda, ainda é um bom soco na cara do maldito focus group:

A banda trabalhou junto com a hotshop de publicidade Mother, de Nova Iorque, numa série de vídeos de supostos grupos de pesquisa com consumidores pra, entre outras coisas, escolher a nova cor do tradicional chapéu da banda. Interatividade ou statement conceitual? O sarcasmo não deixa dúvidas do quanto o Devo ainda mantém da sua tradicional crítica bem humorada à indústria cultural e ao mundo da comunicação. Flutuando entre categorias, eles transformaram a campanha promocional do disco em conteúdo relevante não só comercialmente, mas também artisticamente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: